Projeto de Parceria em Ecoeficiência
Na visão do Grupo Boticário, não basta adotar atitudes positivas apenas dentro de casa. A gente acredita que a essência da sustentabilidade está no compartilhamento de ideias e informações e na cocriação de iniciativas transformadoras. Para tal, envolver toda a cadeia de valor* é imprescindível (Leia mais sobre estas ações em Responsabilidade Compartilhada).
E foi com essa intenção que desenvolvemos, ao longo de 2014, um projeto-piloto de parceria em ecoeficiência com dois fornecedores. Já em 2015, ele se transformou em um programa estruturado dentro do Grupo.
Funciona assim: a partir do nosso conhecimento no tema, disponibilizamos uma consultoria técnica para avaliar oportunidades de melhorias em ecoeficiência nas instalações dos fornecedores – de acordo com a necessidade e a viabilidade econômica da implementação, de responsabilidade da empresa participante e de um acordo pré-estabelecido com cada uma delas.
*Cadeia de valor: parceiros da empresa, como franqueados, fornecedores, comunidades vizinhas a nossos escritórios e operações, integrantes da força de vendas, consumidores e colaboradores.
Até 2018, 40% de fornecedores-alvo* devem participar do programa.
*São considerados fornecedores-alvo aqueles que atendem a critérios específicos definidos pelo Grupo Boticário
Novos parceiros, novos resultados
Em 2015, o Grupo iniciou a parceria com outros quatro fornecedores. Já realizamos um mapeamento das oportunidades de otimização nas instalações deles e, até 2017, as previsões apontam que muita coisa vai ser realizada. Os fornecedores-alvo selecionados para a nova rodada do projeto são: Faber Castell, fabricante de lápis para maquiagens, Aptar, fabricante de válvulas de metal, C-Pack, fabricante de embalagens bisnagas, e Leclair, que produz sabonetes.
Conheça o resultado completo do piloto do Programa de Parceria em Ecoeficiência em Downloads
Mais engajamento e menos emissões
Até 2018, todas as transportadoras responsáveis pela distribuição dos nossos produtos pelo país devem reduzir em 5% a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEEs), em relação a 2014. Para atingir essa meta, mostramos alguns caminhos. É o caso do kit bicombustível, fruto do Programa de Parceira em Ecoeficiência pelo Grupo Boticário, Grupo DSR, Landirenzo e Compagás. Ele permite o abastecimento dos caminhões com 50% de gás natural veicular (GNV) e 50% diesel, diminuindo aproximadamente pela metade o uso de diesel nos caminhões – um dos combustíveis que mais emite GEEs.
Também monitoramos semestralmente as emissões, acordando planos de ação de redução com cada uma das nossas transportadoras e verificando o cumprimento nas visitas realizadas pela equipe de sustentabilidade.
Por meio do incentivo e das iniciativas realizadas em parceria, a redução absoluta das emissões das transportadoras que atuam com o Grupo Boticário foi de 11,8% (tCO2) em 2015, no comparativo com 2014. Com isso, reduzimos o indicador relativo do Grupo Boticário em 36,8% tCO2/ton transportada por km rodado. No mesmo período, também aumentamos o uso de outros combustíveis menos poluentes em 87% (Etanol e GNV).